Biografia - Marta Nunes de Castro


Iniciou o estudo da dança aos sete anos de idade, na modalidade da dança clássica. Na juventude, além do estudo da dança clássica, dedicou-se ao jazz e à dança moderna. Em 1981, graduou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Neste período, foi professora de dança, atuando no ensino fundamental em colégio da rede particular,bem como em escolas de danças.



Graduou-se, também, em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis em 1986.Nesta época, iniciou seus estudos em Terapias Corporais, aprofundando-se na temática do movimento e da consciência corporal. Em seguida, participou de diversos cursos e vivências de trabalhos de sensibilização corporal fundamentados no Método das Cadeias Musculares GDS e Eutonia. Freqüentou, ainda, aulas de Dança Livre e Expressão Corporal na Escola Espaço Novo, Rio de Janeiro, com Angel Vianna e demais professores da Escola.


Em 1990, iniciou a sua formação em Reeducação do Movimento com o professor de dança e coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Tal formação fundamentou-se no Método das Cadeias Musculares GDS. Ao longo da década de 1990, freqüentou diversos cursos na Escola Ivaldo Bertazzo, em São Paulo, tendo sido despertada nessa ocasião para o estudo das Danças Étnicas e Orientais. Assim, nos anos de 1997 e 1998 freqüentou cursos de Danças Étnicas no Estúdio A e B (SP), com André Trindade e Betty Gerretz.


No final dos anos de 1990, envereda-se nos estudos das Danças Circulares Sagradas na TRIOM, em São Paulo, com Renata C.L. Ramos e Ana Lúcia B. da Costa. Desde então, vem consolidando sua formação nesta área por meio da participação de diversos workshops com focalizadores nacionais e internacionais. Como profissional, promoveu aulas abertas, encontros, aulas regulares e celebrações de ciclos da natureza. Como convidada, participou de seminários, atividades culturais em escolas e festivais. Em 2004, passa a residir na Estação Andorinhas – situada na região de Ibitipoca, Minas Gerais – local situado em área de natureza exuberante. Nesta localidade, criou a Sala Arcanjo Gabriel, onde adaptou seu trabalho tendo em vista o atendimento de hóspedes, oferecendo uma programação de Terapias Corporais. Também promoveu e participou de eventos e workshops dirigidos à empresas, escolas e grupos, visando o desenvolvimento integral do Ser por meio das artes, trabalhos corporais e meditações.


Desde 2004, promove e participa dos workshops de Yoga do Som, ministrado pelo canadense Guy Lussier.





REPERTÓRIO
Maria Gabrielle Wosien (alemã): Danças européias, danças-oração e danças corais de taizé;
Renata Ramos (brasileira) Danças da Foundation Findhorn, Danças dos Florais de Bach, Dança da Bretanha, Celtas;
Bárbara Swetina (húngara): Danças e Cantos Universais;
May East (brasileira): Danças, Canto e Rituais no Círculo de Mulheres;
David Edery (israelita): Danças de Israel;
Ray Price (Países de Gales): Danças Celtas e Medievais;
DagmarHahn e Ursula Gunzelmann (alemãs): Contos de Fadas (João e Maria)
William Vale (brasileiro) Cantos e Danças Européias;
Cristiana Menezes (brasileira): Danças Brasileiras;
I Encontro Brasileiro de Danças Circulares Sagradas - Vivências:
Nadir M. Tiviron: Danças Gregas;
Paulo Murakata: Danças da Romênia e Turquia;
Celine Lorthiois: Ciganas, Balcânicas;
Patrícia Tolentino: Danças Brasileiras Infantis;
Andréa Leoncini: Danças da Armênia;
Estela M. Gomes: Danças dos Florais de Bach;
Renata Ramos: Danças de Símbolos;
Cristine Bonetti: Dançando Mandalas;
Maria Gabriele Wosien:Cântico das Criaturas- São Francisco de Assis.

Maria Gabriele Wosien:Danças de Oração e Devoção-Dançando os Símbolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Juiz de Fora, MG, Brazil
Graduada em Educação Física (UFJF) e Fisioterapia (UCP); Formação em Danças Circulares Sagradas com Renata C. L. Ramos - Triom-SP, com participação em cursos e workshops com focalizadores nacionais e internacionais desde 1999.