Reeducação do Movimento

∞ TRATAMENTO INDIVIDUAL
  AULAS REGULARES DE REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO
  DANÇAS CIRCULARES E REEDUCAÇÃO DO MOVIMENTO

“O corpo é um meio de comunicação extraordinário, que devemos conhecer e estruturar”.
Godelieve Denys-Struyf.

Terapia corporal que visa recuperar a essência dos gestos humanos, por meio da organização dos movimentos e da postura.

Trabalho fundamentado no método das Cadeias Musculares e Articulares GDS e da Coordenação Motora (M. M. Béziers), visa despertar em cada pessoa o redescobrir de  suas possibilidades corporais, objetivando a reconquista da harmonia e unidade corporal.

Tratamento individual

Atendimento para todas as idades (crianças, adolescentes e adultos) que apresentam desorganizações motoras, posturais, problemas ortopédicos, osteoarticulares, algia  e desequilíbrios vertebrais.

O acompanhamento acontece em sessões individuais, por meio de uma avaliação inicial e uma programação personalizada, pertinente às necessidades de cada um. O trabalho propicia uma leitura da postura, dos aspectos psicocomportamentais dos pacientes, respeitando as tipologias individuais, sua história e particularidades.

Para a fase terapêutica, utiliza-se diversas estratégias e combinações de variadas técnicas: harmonização das tensões musculares, ajustamento osteoarticular e reestruturação do movimento. O corpo é modelado, ajustado com a ajuda de apoios, de manobras que associam  contrações isométricas, alongamentos, postura e modelagem associada a massagem.



Aulas Regulares de Reeducação do Movimento

“O corpo é uma estrutura em movimento dentro de um movimento organizado”.
M.M.Béziers

A Reeducação do Movimento é uma atividade física, um método de ginástica que visa a conscientização corporal, a organização dos gestos e da postura.

As aulas semanais em grupo, convida o aluno a estabelecer um contato mais consciente com sua estrutura psicomotora, a perceber seus gestos, muitas vezes, mecanizados pela prática cotidiana e bloqueados pelo estresse do dia-a-dia.

Os exercícios propostos auxiliam na regulação das tensões musculares, na conscientização da estrutura óssea, na percepção do movimento no espaço.

A reestruturação do movimento se faz por sucessivas repetições de um mesmo gesto, passando por todas as unidades funcionais, criando-se desta forma, sensações de globalidade, que vão se inscrevendo em nossa propriocepção (pele, osso e músculo deverão formar uma unidade).

O trabalho prepara o aluno para que ele possa integrar o aprendizado do gesto justo à realização das atividades cotidianas e do trabalho com mais consciência, economia, maior produtividade e bem-estar do corpo.

As turmas são pequenas com acompanhamento individual de acordo com o resultado de avaliação prévia de cada um.

Danças Circulares e Reeducação do Movimento

¨A dança é um precioso instrumento para aprimorar o conhecimento dos gestos.¨

O trabalho visa despertar os movimentos naturais e fundamentais do corpo, por meio da conscientização corporal, da reestruturação dos gestos e do desenvolvimento dos aspectos psicomotores que as Danças Circulares nos proporcionam.

Inicialmente, nas aulas de Danças Circulares e Reeducação do Movimento, fazemos uma preparação corporal, utilizando os princípios do Método das Cadeias Musculares e Articulares GDS e de M.M. Béziers.

Experienciamos uma profunda vivência das possibilidades mecânicas do corpo humano, por meio de exercícios estruturantes que trabalham a percepção da pele, do osso e do músculo como unidade.

No segundo momento, desenvolvemos a consciência sinestésica, através da percepção do movimento no espaço. A progressiva repetição dos movimentos passando por todos os planos e unidades funcionais ampliam as sensações de globalidade e unidade do corpo.

Em seguida, entramos no universo das Danças Circulares trabalhando os aspectos psicomotores como: o esquema corporal, a lateralidade, o ritmo, a coordenação motora, a postura, a percepção espacial e temporal.

No aconchego do círculo, de mãos dadas, ao som das músicas de diversos povos e etnias, e num ritmo comum, conectamos com o nosso ser interno, interagimos com o outro, com o universo.


Informações:(32) 3231-1143  (32) 9928-7120.
E-mail: castro.martanunes@gmail.com

Consultório:
Local: José Lourenço Kelmer, nº1300,sl 221.
Centro Comercial São Pedro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Juiz de Fora, MG, Brazil
Graduada em Educação Física (UFJF) e Fisioterapia (UCP); Formação em Danças Circulares Sagradas com Renata C. L. Ramos - Triom-SP, com participação em cursos e workshops com focalizadores nacionais e internacionais desde 1999.